Comemorada em todo dia 22 de maio no Brasil, o Dia do Abraço, que pode remeter a algo bom, tem, na verdade, uma história um pouco triste. Sua origem tem relação com um homem que vivia uma fase ruim na vida e queria distribuir abraços grátis.
Era maio de 2004 quando o australiano Juan Mann, que vivia em Londres, no Reino Unido, resolveu mudar a rotina que tinha. Em um período complicado da vida quando o noivado foi interrompido e os pais tinham acabado de se divorciar, ele resolveu, ao voltar para sua cidade natal, Sydney, criar uma campanha de abraços grátis ("free hugs", no original), para acabar com o individualismo do mundo.
O australiano escreveu essas palavras em um papelão e foi até um dos pontos mais movimentados da capital oferecendo abraços. Algumas pessoas passaram a aceitar a oferta, mesmo sob olhares contrariados.
Mann ganhou fama mundial após sua história ter viralizado. Entretanto, autoridades locais baniram a ação de pedir abraços grátis pela rua, com a justificativa de que tumultuaria a região onde ele estivesse. Mesmo assim, chegou a ser convidado para gravar um videoclipe da banda Sick Puppies.
Sem ganhar nenhum dinheiro e ainda triste, ele ficou recluso logo depois. Segundo uma reportagem do The Guardian, o homem teria ficado mal após não ter recebido nada com o vídeo, que teve milhões de visualizações.
De toda forma, pouco tempo depois a campanha de abraços grátis se espalhou pelo mundo inteiro e virou uma tendência até o fim dos anos 2010. A partir disso, em 2009, a data se tornou oficializada como Dia do Abraço, mas comemorada em dias diferentes do mês pelo mundo.
Fonte: https://cbn.globo.com/cultura/noticia/2024/05/22/dia-do-abraco-entenda-por-que-data-e-comemorada-em-22-de-maio.ghtml
Imagens: