O dia 22 de abril tem um significado histórico. Em 1500, nesta data, mais de mil portugueses, a bordo de 13 embarcações, chegaram ao Brasil, mais especificamente no que hoje é a cidade de Porto Seguro, na Bahia. Os navegantes eram comandados por Pedro Álvares Cabral.
A chegada dos portugueses aqui ficou conhecida como o “descobrimento do Brasil”, com consequente colonização pelo povo europeu. Por muito tempo, acreditou-se que o desembarque havia ocorrido no dia 3 de maio. No entanto, a descoberta de uma carta de Pero Vaz de Caminha, no século XIX, confirmou a data real.
Apesar de ser um marco na história do país, atualmente, o dia da chegada dos portugueses ao Brasil não é um feriado nacional. Mas já foi. Até 1930, ainda considerando o dia 3 de maio, a data era feriado nacional. Porém, a situação mudou nesse ano com um decreto do então presidente Getúlio Vargas, que atualizou a lista de feriados nacionais e excluiu o dia. Junto do 3 de maio, outros feriados foram descartados.
Hoje, os feriados nacionais são delimitados por duas leis: a 10.607, de 19 de dezembro de 2002, e a 6.802, de 30 de junho de 1980. Essas leis definem oito feriados nacionais em nosso país.
Fonte: https://www.itatiaia.com.br/brasil/2024/04/22/22-de-abril-por-que-o-descobrimento-do-brasil-nao-e-feriado-entenda
Imagens: